© 2011 por ADTP.

Eduardo Grassi de Abreu Ferreira
Out 13

Atravessou a ação

4 comentários

Blinds 2K/4K, utg+1 abre com 10K (stack 75K), hi-jack (stack 200K) call e big blind (stack 130K) call. Pote 30K. Flop Q84 rainbow. Hi-jack atravessa a ação e aposta 30K. O big blind folda. O utg+1 reclama que a ação ainda está com ele e shova seus 75K. O Hi-jack folda. Nesse momento, o utg+1 abre suas cartas mostrando 33. Para sua surpresa o Big blind retoma suas cartas e dá call segurando TT. Gostarámos de saber se é válido e porque. Obrigado.

ryok90
Out 15

Não sei se essa resposta será lida mas vamos lá:

 

Segundo a regra 44 do regulamento ADTP 2018 temos que:

44. AÇÃO FORA DA VEZ(FDV): 
    A)Quando houver ação fora da vez (check, call, raise) a ação voltará para o jogador correto (de quem é a vez). A ação FDV está sujeita a penalidade e é obrigatória se a ação para o jogador FDV não mudou. Um check, call ou fold do jogador que tem a vez, não muda a ação. Se a ação for modificada, a aposta do FDV não é obrigatória e qualquer aposta ou aumento será devolvida ao jogador FDV, que tem todas as opções, incluindo: pagar, aumentar ou desistir. Um fold FDV permanecerá. Ver anexo de exemplos. 
    
    B)Um jogador ignorado por ação FDV deve defender seu direito de agir. Se houve tempo razoável e o jogador ignorado não falou antes de haver ação substancial (regra 36) FDV à sua esquerda, a ação FDV permanecerá. Um floor será chamado para decidir sobre a forma de tratar a mão ignorada incluindo declará-la morta ou permitir apenas ação não agressiva, de acordo com o critério da direção do torneio. Veja anexo de exemplos. 

Segundo o meu entendimento da situação, apresento o que acredito que deveria ter sido seguido como procedimento:

A ação fora da vez do hi-jack não foi retificada para o Big Blind e ele segue a ação normalmente desistindo no que seria, teoricamente, a sua vez de agir. O UTG+1 reclama que a primeira ação do hi-jack foi fora da vez portanto ao ir all-in, a ação é alterada para o hi-jack que então recolhe sua aposta de 30k e desiste da mão. Então temos a regra 58 que dita:

58. DESISTÊNCIAS  FORA  DO  PADRÃO: Se  a  qualquer  momento  antes  da  última  rodada  de  apostas  houver  uma  desistência quando  não  enfrentando  uma aposta (ex: após um pedido de mesa ou sendo o primeiro a agir pós-flop),ou desistir fora da própria vez,ambas são ações permanentes e podem estar sujeitas a penalidades. 

Portanto o fold do Big Blind deveria ser mantido obrigatoriamente.

 

Eduardo Grassi de Abreu Ferreira
Out 16

Caro amigo. Muito obrigado pela resposta. O fato ocorreu em um torneio importante para nós. Estávamos aguardando ansiosos por esclarecimentos. Acabei de ler e ainda não entendi completamente; vou procurar pelos exemplos citados nós parágrafos para entender melhor. Depois vou copiar e colocar no nosso grupo de poker onde a situação está sendo muito debatida.

Eduardo Grassi de Abreu Ferreira
Out 16

Caro ryok90,

não achei os exemplos citados, porém, lendo outra vez, concordo plenamente, ou melhor, consegui entender seu posicionamento. Quanto ao fold do hi jack sabíamos ser normal. A dúvida era se o big blind poderia dar o call no shove do utg+1. Segundo a regra 58, há duas hipóteses em que o fold do big blind seria permanente; ele se enquadra na segunda "desistir fora da própria vez". Ele desistiu fora da própria vez anteriormente, portanto não poderia dar call depois. Muito obrigado, espero que quem não concordar se manifeste.

ryok90
Out 17Editado: Out 17

 

O regulamento oficial do ano de 2018 da ADTP está no seguinte link

https://docs.wixstatic.com/ugd/cdc3be_46b535d668fd4dac88b5dba8e0c33de0.pdf

Por nada amigo, disseminar boas práticas e informação é o dever de todos que trabalham na área pra que seja mais respeitada e admirada.

 

Edit: agora percebi que estava se referindo ao Anexo de Exemplos. Realmente este não está disponível no site.

Posts Mais Recentes
  • ryok90
    Abr 17

    Poderiam por gentileza disponibilizar os Anexos ADTP 2018 no site? Aparentemente estão fora do ar. Muito obrigado!
  • Jhony Tebaldi
    Fev 28

    Ação no river: 2 jogadores na mão Jogador A fala primeiro, aposta 13k fichas Jogador B anuncia all in e joga uma ficha de 5k a frente, porém, o jogador B, de fones, falou muito baixo e não foi compreendido pelo dealer, que considerou call e pediu o showdown. Jogador A então empurra as fichas a frente junto com as cartas abertas e jogador B também abre o jogo. Neste momento o dealer me chama pra resolver qual aposta seria a válida. Como vocês procederiam a mão?
  • Jhony Tebaldi
    Out 30

    Durante a mão em curso, quando questionado, quais informações o dealer pode e não pode fornecer aos jogadores envolvidos? Exemplos: - Se a ação está travada - Quais foram as ações da ronda atual - Informações sobre as compras disponíveis no torneio (e os limites de stack para faze-las) - Se Tem vaga no cash (kkkkkk)